Tatuagem - o preconceito está acabando?




Tatuagem e sua origem


Existem provas arqueológicas de que a tatuagem surgiu entre 4000 e 2000 a.C. e o registro mais antigo foi descoberto em 1991, no cadáver de um homem da Idade do Cobre. Os restos mortais desse homem, apelidado de "Ötzi", datam 3300 a.C.

Enquanto algumas civilizações costumavam adornar seus corpos com desenhos e técnicas variadas, os antigos romanos não faziam tatuagens por acreditarem na pureza da forma humana. Por esse motivo, as tatuagens eram banidas e reservadas apenas para os criminosos e os condenados.
Com o passar do tempo, os romanos começaram a mudar sua visão com relação à tatuagem, motivados principalmente pelos guerreiros bretões, que usavam insígnias de honra tatuadas na pele. Assim, eles passaram a admirar a bravura dos guerreiros e os símbolos que eles carregavam. Em pouco tempo, soldados romanos também gravaram suas próprias marcas.
Já durante as cruzadas dos séculos 11 e 12, as tatuagens foram usadas para identificar os soldados de Jerusalém. Todos aqueles que tivessem o desenho da cruz em seus corpos receberiam um enterro propriamente cristão se fossem mortos em batalhas.
A Igreja Católica, na Idade Média, baniu a tatuagem da Europa, sendo considerada como prática demoníaca, comumente caracterizando-a como prática de vandalismo no próprio corpo. 

James Cook
Capitão britânico escreveu em seu diário a palavra "tattow", também conhecida como "tatau", onde a palavra era usada para designar a maneira com que a tatuagem era feita. Acredita-se que a palavra "tatau" tenha dado origem ao termo "tattoo".

Com a circulação dos marinheiros ingleses, a tatuagem e a palavra Tatto entraram em contato com diversas outras civilizações pelo mundo novamente. Porém o governo da Inglaterra adotou a tatuagem como uma forma de identificação de criminosos em 1879, a partir daí a tatuagem ganhou uma conotação fora-da-lei no Ocidente.


A tatuagem atualmente

Em 1891, o inventor americano Samuel O'Reilly patenteou a primeira máquina elétrica de tatuagem do mundo, deixando para trás as ferramentas tradicionalmente usadas no Ocidente. Nos anos seguintes, a tatuagem ficou marcada como uma forma de expressão de grupos de contracultura, marinheiros e veteranos da Segunda Guerra Mundial.

Os desenhos, as frases gravadas no corpo sempre geraram polêmica e, em alguns casos foram recebidos com preconceito. Atualmente as pessoas que carregam imagens na pele não pertencem mais a um determinado grupo. Os desenhos são os mais variados e servem como uma forma de expressão individual.

Hoje ela ganha destaque especialmente entre jovens, artistas e adeptos de uma vida alternativa. Embora cada vez um número maior de pessoas, representantes dos mais diversos setores sociais optem por este meio de expressão.

Ficou no passado o tempo em que estas marcas, ao perderem seu status e o significado especial que milenarmente detinham, se transformaram em características exclusivas de marginais. Na sociedade moderna a tatuagem ganhou outro sentido, de natureza essencialmente estética, um estilo de vida, de comportamento, de beleza. Os símbolos hoje disponíveis são sofisticados, diversificados e seus traços cada vez mais delicados.

A popularização da prática da tatuagem pode ser vista em feiras e convenções que são regularmente organizadas em diversos países e reúnem um público bastante eclético que tem como único ponto em comum o interesse pelos desenhos gravados na pele.


Tatuagem e vida profissional

Uma coisa é fato: muitas pessoas estão aderindo a tatuagem. O que muitos não pensam é que esse tipo de marca pode ser mal vista em certas profissões - consideradas mais conservadoras.

Infelizmente, a tatuagem acaba dificultando na hora de conseguir um emprego, seria impudência dizer que não existe tal preconceito, quando muitos jovens - e não tão jovens - tem  a admissão negada por simplesmente ter algo marcado na pele. 

Companhias aéreas, serviços públicos e outros tipos de empresa não aceitam candidatos tatuados. Por outro lado, todo tipo de aparência exótica, displicente, diferente, tatuada, com piercings, alargadores vem sendo bem aceita por empresas de Web Design, Programação, Marketing, Publicidade e muitas áreas voltadas à Comunicação e Internet.



Fonte: WikipediaMega CuriosoMundo das Tatuagens

0 comentários :

Amor, Tombos e Outras Coisas... Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados